quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Piratas da Batucada retorna ao grupo especial, conforme decisão judicial

Medida determina também que a Liga das Escolas de Samba (Liesa) faça a ampla divulgação do retorno da Piratas da Batucada a elite do carnaval nos veículos de comunicação. O desrespeito à decisão da magistrada gera multa a Liesa no valor de R$ 100 mil


Ajuíza da 4ª Vara Civil da Comarca de Macapá, Alaíde Lobo, concedeu liminar que garante o retorno da Associação Recreativa e Cultural Escola de Samba Piratas da Batucada ao grupo especial. A decisão foi tomada na tarde de quarta-feira (8). A medida determina também que a Liga das Escolas de Samba (Liesa) faça a ampla divulgação do retorno da Piratas da Batucada a elite do carnaval nos veículos de comunicação. O desrespeito à decisão da magistrada gera multa a Liesa no valor de R$ 100 mil, dia.

A decisão foi festejada pela diretoria da escola. “A Piratas da Batucada não quer atrapalhar o carnaval, pelo contrário, nos últimos anos a escola vem apresentando belíssimos carnavais, a agremiação foi apenas atrás dos seus direitos os quais foram garantidos pela justiça”, explicou Sérgio Teco Lemos, diretor de carnaval do Piratão.

O diretor compreende ainda “que se houve manipulação dos julgadores todas as notas estariam erradas, e se tivesse que punir algo que punissem os autores da ação e não a agremiação que representa uma comunidade e não o interesse de um grupo”, alfinetou.

Decisão - No documento, a juíza Alaíde Lobo enfatiza o estatuto da Liesa, que prevê em seu artigo 27 “que a votação de qualquer matéria será feita na forma que o conselho decidir na ocasião, salvo nos casos de eleição e aplicação de penalidades a filiadas ou a membros de qualquer órgão da Liesa/AP, quando a votação será obrigatoriamente secreta”.

Por conta disso, Alaíde Lobo explicou que “não caberia ao Conselho de Representantes da Liga das Escolas de Samba votar sobre a penalidade da autora (Piratas da Batucada) como ocorreu”. Ainda de acordo com a decisão, “não consta no Estatuto da primeira demanda a previsão da penalidade de rebaixamento de grupo em decorrência de desclassificação da escola de samba”. Ou seja, Piratas da Batucada não foi rebaixada na avenida e sim pelo conselho da liga.

Pelo exposto a magistrada concedeu liminar favorável a Piratas da Batucada para que desfile no grupo especial, e não no de acesso como queria o Conselho de Representantes da Liesa.
A decisão prevê ainda mudança na ordem do desfile. Por outro lado, a juíza negou a Piratas da Batucada a diferença que pretendia recebia, como integrante do primeiro grupo, alegando que o judiciário “não pode interferir na seara interna corporis, e decidir sobre verbas destinadas as escolas”.

A decisão prevê ainda mudança na ordem do desfile. Por outro lado, a juíza negou a Piratas da Batucada a diferença que pretendia recebia, como integrante do primeiro grupo, alegando que o judiciário “não pode interferir na seara interna corporis, e decidir sobre verbas destinadas as escolas”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário